INPE



Viva o sol!

Investigar, manusear e aprender


Viva o sol é um projeto de popularização da ciência desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura de São José dos Campos.

Em edital inédito lançado em 2015, o governo federal, com o patrocínio do Instituto TIM, convidou as instituições de pesquisa do país a desenvolverem materiais de popularização da ciência dirigidos a crianças de 4 a 10 anos, tendo como tema a “Luz”. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aceitou o desafio, propondo o projeto “Viva o Sol”, para a produção de animações curtas abordando aspectos da interação da radiação e da atividade solar com a vida na Terra.

O INPE de São José dos Campos mantém uma permanente parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania do Município, tendo realizado diversos projetos conjuntos. Assim, desde o início, a ideia foi interagir com Orientadores Pedagógicos e professores de Ciências, com o objetivo de construir coletivamente uma proposta de utilização dessas animações nas escolas da rede.


Clique aqui
para acessar o blog Viva o Sol!

  Cartilha - Viva o sol!

Confira abaixo algumas animações do projeto: